sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Tipos textuais na redação

Os tipos textuais mais conhecidos são: descrição, narração e dissertação. “Dentro” de cada um desses tipos de texto, podemos novamente fazer novos grupos, através de características em comum cada vez mais específicas, dando origem aos gêneros textuais. Vejamos, abaixo, as características de cada tipo textual e alguns exemplos de gêneros que pertencem a cada um.

Descrição

Como o nome facilmente demonstra, a descrição tem como objetivo descrever um lugar, uma pessoa, um objeto, um sentimento etc. É como se fosse uma fotografia escrita, um fazer o outro enxergar através das palavras algo que não está vendo. Para isso, uma das principais características da descrição é o abundante uso de adjetivos.
No livro “A menina que roubava livros”, de Markus Zuzak, uma família de alemães esconde um judeu no porão durante a perseguição no Nazismo. Observe essa cena em que a menina Liesel conversa com o judeu Max:
“— Você me contou tudo sobre o gol — disse Max — mas não sei que tipo de dia está fazendo lá em cima. Não sei se você fez o gol ao sol, ou se as nuvens cobriam tudo.
Passou a mão pelo cabelo à escovinha, e seus olhos alagadiços imploraram a mais simples das coisas:
— Você pode subir e me dizer como está o tempo?
Naturalmente, Liesel subiu a escada correndo. Parou perto da porta manchada de cuspe e se virou ali mesmo, observando o céu. Ao voltar para o porão, contou-lhe:
— Hoje o céu está azul, Max, e tem uma nuvem grande e comprida, espichada feito uma corda. Na ponta dela, o sol parece um buraco amarelo…
Naquele momento, Max soube que só uma criança seria capaz de lhe fornecer um boletim meteorológico desses.”
Como Max não podia ver o céu, não bastava Liesel dizer “está sol” ou “está chuva”. Max queria detalhes para poder imaginar como realmente o céu estava naquele dia. Para isso, Liesel fez uma descrição, utilizando muitos adjetivos.
Geralmente, não há textos construídos inteiramente com descrição. Esse tipo textual costuma aparecer em gêneros de outros tipos de textos. A descrição é comumente encontrada em receitas, anúncios publicitários, bulas de remédio, cardápios, entre outros.

Narração

Se a descrição é como uma fotografia, a narração é como uma filmagem. Narrar é contar uma história ou um fato; é descrever cenas, ações. A narração envolve personagens e um contexto, isto é, um espaço e um determinado tempo. Há variações dentro de uma narração, como o tipo de narrador, se segue ou não uma ordem cronológica, se é fictício ou verdadeiro etc.
Há também diversos gêneros textuais pertencentes à tipologia narração, como fábulas, contos, crônicas, piadas, relatos, novelas, romances e outros.

Dissertação

A dissertação é o tipo de texto mais solicitado em redações, isso porque é necessário que o escritor desenvolva um raciocínio sobre uma determinada ideia. Dissertar significa discorrer, discursar. Dessa forma, a dissertação difere da narração por não ser um tipo de texto literário.
Deve-se expor uma ideia e discursar sobre ela, através da exposição de fatos ou de argumentação, traçando uma linha de raciocínio lógica, objetiva e coerente, com introdução, desenvolvimento e conclusão da discussão.
A dissertação é o tipo textual dos manifestos, monografias, textos jornalísticos, críticas, teses, editoriais, textos científicos etc.

Infoenem

Os números da redação do Enem 2014

Mais de 13 mil redações foram anuladas por terem copiado os textos motivadores da coletânea textual, fenômeno que pode estar relacionado com a falta de informação e de conhecimento acerca do tema e, consequentemente, falta de repertório específico. Os textos motivadores, para os candidatos que não conhecem o tema, devem servir, justamente, para os candidatos conhecerem o tema, ficarem a par dele e terem ideias para a sua redação e não se apoiarem totalmente na coletânea e correrem o risco de copiá-la e terem seu texto anulado por conta disso.
O texto insuficiente, isto é, com menos de sete linhas foi o motivo que anulou 7.824 redações, já o não atendimento ao tipo textual pedido, a dissertação-argumentativa, anulou 4.444 textos; os que escreveram partes desconectadas, intencionalmente ou não, foram 3.362 candidatos e 955 pessoas feriram os direitos humanos e, por isso, obtiveram nota zero em suas redações.

Extraído de http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/os-erros-mais-comuns-de-quem-teve-a-redacao-anulada-no-enem.
Extraído de http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/os-erros-mais-comuns-de-quem-teve-a-redacao
-anulada-no-enem.

O fato de que mais de meio milhão de candidatos obtiveram nota zero na redação do Enem 2014 chamou muito a atenção de todo o país; por outro lado, apenas 250 redações obtiveram a nota máxima de 1000 pontos. A maioria dos candidatos ficou na média, ou seja, obteve a nota entre 501 e 600 pontos; estamos falando de 1.515.007 redações que ficaram no nível razoável.
Este resultado é semelhante a resultados de anos anteriores e é diferente de resultados de correções de redações de vestibulares nas quais é importante haver a curva de notas que contém todas os níveis de pontuação, já que o objetivo dos vestibulares é selecionar.
No Enem, o objetivo é, essencialmente, avaliar os candidatos, mas para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) a seleção está, inclusive, no nome e a impressão que temos é que o Enem “peneirou”, por meio de sua prova de produção escrita, como um vestibular. Vale lembrar que a redação, no Enem, representa 20% da nota total.