sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Redação Enem: Dicas para o Dia do Exame


 Listamos algumas dicas específicas para o dia do exame.
  • Controlem o tempo adequadamente, pois além da proposta de redação há questões objetivas que precisam ser respondidas e respostas que devem ser passadas para o gabarito.
  • Organizem o tempo a fim de escrever o rascunho do texto e de passá-lo a limpo na folha oficial de prova.
Mantenham a calma e controlem, além do tempo, a ansiedade. O nervosismo apenas atrapalha.
O título na dissertação-argumentativa, para o Enem, é opcional. Assim, caso vocês estejam sem ideias ou tempo hábil para intitular a redação, não se preocupem.
A redação deve estar escrita, na folha oficial de prova, à caneta. Não sabemos quanto ao Enem, mas há vestibulares nos quais os corretores não corrigem textos escritos a lápis e estes são, portanto, anulados. Então, não arrisquem e escrevam à caneta.

Não ultrapassem o limite de linhas da folha oficial de prova, pois, geralmente, os corretores não corrigem o que estiver escrito fora do espaço delimitado. Por isso, já no rascunho, preocupem-se com o tamanho do texto e o organizem tendo esse limite em mente.
Escrevam com letra legível; não importa se é letra cursiva ou não.
Mantenham a folha oficial de prova limpa e evitem, ao máximo, rasurar o texto.
Obedeçam as margens e as linhas da folha oficial de redação; além de manter o texto organizado, há um aproveitamento melhor do espaço.
Não assinem a redação.
Não fiquem tão ansiosos em relação ao tema; ele não deve ser tão temido, pois a coletânea de textos motivadores apresenta o tema ao candidato. Por esse motivo, a leiam com muito cuidado e atenção, grifando definições, exemplos e demais partes que vocês considerem importantes.

Não copiem, nem parcial nem integralmente, trechos da coletânea de textos motivadores, pois linhas com cópias serão desconsideradas no momento da correção. Sejam autores críticos e autônomos.
Elaborem, de maneira prática e detalhada, a proposta de intervenção social, relacionando-a ao tema e à discussão desenvolvida no texto.
Não percam tempo escrevendo recados para os corretores; de nada adianta.
Desejamos a todos os leitores do VERSOS LIVRES boa sorte e sucesso no Enem 2015! 

Confira 7 Dicas de Última Hora Para o Enem 2015


As provas do Enxame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 acontecerão daqui a poucas horas. Ansiedade, medo e desespero são apenas alguns dos inúmeros sentimentos que os candidatos experimentam nesse momento.
Pensando nesse turbilhão de emoções e responsabilidades, separamos 7 dicas para ajudar você chegar no exame prontinho para mostrar tudo que estudou durante o ano! Vamos lá?

1- Diminua drasticamente os estudos

Agora, não adianta mais estudar. Infelizmente, nesse momento, é mais importante tentar manter os nervos no lugar do que assimilar mais conteúdos. No máximo uma olhadinha em algumas fórmulas ou resumos, ok?

2- Descanse e durma bastante

Sabemos da dificuldade que é fechar os olhos cedo, principalmente para aquelas pessoas que estão acostumadas a dormir tarde. Entretanto, os benefícios de uma noite bem dormida são fundamentais para que sua concentração permaneça “firme e forte” durante toda a prova.

3- Alimente-se bem

Saladas, verduras, frutas e legumes. Além de fazer bem à saúde, diminuirão bastante as chances que você tenha uma indigestão no meio da prova. Tá achando engraçado, não é? Mas cuidado, pois se acontecer com você, certamente seu desempenho será comprometido. E de engraçada, a situação se tornará uma decepção. Portanto, esqueça aquela feijoada neste fim de semana!

4- Pratique exercícios físicos moderados

Uma caminhada de 40 minutos de manhã, antes da prova, fará com que você esqueça um pouco o peso do Enem. Não custa nada! Essa atividade o deixará num relaxamento que pode ser decisivo no seu desempenho.

5 -Não ingira bebidas alcoólicas

Seu futuro está em jogo. E pode ter certeza que qualquer detalhe pode fazer a diferença. Não se esqueça disso. Até o término do segundo dia da prova, nada de álcool, combinado?

6 -Faça um “capricho” para sua cabeça

Além de não estudar, que tal dar um presentinho para aquela coisa que você tanto guardou conteúdo durante todo o ano? Isso mesmo, seu cérebro! Cinema, teatro e até um pouco de Facebook são ótimos para relaxar. Só cuidado com o horário de dormir, lembra?

7- Separe a documentação e o material necessário para a realização da prova

Nada de deixar para a última hora itens obrigatórios como caneta e documento com foto. Já deixe tudo separado para evitar qualquer dor de cabeça antes de entrar no local onde realizará o exame.
Essas são as dicas. Descansado, bem alimentado e com a ansiedade controlada, temos certeza que você poderá mostrar tudo que sabe no Enem 2015! Nós, do infoEnem, estaremos na torcida.